O nada e o vazio

Qual a importância do nada e do vazio? Os dois representam uma única coisa? Existe algo no nada e no vazio? Para muitos debruçar sobre este assunto é perda de tempo, será? Bom, se uma pessoa ganha trezentos reais e gasta o mesmo valor em um objeto, ele(a) ficará com qual saldo? Nada, ou seja, zero, em compensação, a pessoa preencheu o vazio de uma parte do quarto com um guarda roupa. Ao longo da narrativa as palavras nada, vazio, dinheiro e guarda roupa se misturam como um efeito dominó de surgimento de coisas.
A bíblia traz em seus escritos a seguinte frase: "A Terra estava sem forma e vazia". Também a um relato no evangelho de João com a seguinte citação: "o verbo se fez carne". Tanto na primeira quanto na segunda citação, observamos a presença do vazio e do nada como estopim para moldar o planeta em que vivemos e surgir o messias conhecido como Jesus Cristo. Lógico que entendo o verbo como ação, não sendo percebido por nossos órgãos sensorais, como se fosse um nada, pois nos adaptamos a perceber o concreto em nossa vida urbanizada.
A cosmologia busca entender a origem e evolução do universo. Voltando no tempo para compreender a singularidade do pré multiverso, talvez, não posso afirmar com certeza, apenas uma hipótese não testada, no início não havia matéria, do "vácuo quântico" emanava energia que evoluiu em massa, lembre-se da fórmula E = m.c2. Sem contar a medição do mundo quântico com muitos zeros a esquerda, como se no final a quantização fosse um valor insignificante, um nada, mero engano!
Enfim, o nada e o vazio apresentam seus respectivos valores. Não são percebidos facilmente, mas atendem requisitos básicos para a realização de coisas, que podem ser pequenas como o átomo, quanto efeitos colossais como o multiverso.

Comentários

Postagens mais visitadas