Pensamento livre

Você se considera um livre pensador? Se a sua resposta for sim, parabéns, pois eu não me considero um livre pensador. Quais seriam os motivos para esta conclusão? A princípio posso afirmar que sou um alienado. Como assim? Sou influenciado e influencio pessoas. Segundo algumas teorias, o feto sofre influências do ambiente externo, tais como: ansiedade da mãe, músicas, palavras de carinho, desprezo.. Condições importantes na formação cognitiva e afetiva do ser humano. Durante o desenvolver da vida reproduzimos hábitos e costumes de nossos responsáveis. Na convivência com a grande sociedade compartilhamos ideias, emoções e comportamentos.
Sabemos que a sociedade atual é fruto de  uma construção ideológica voltada ao acúmulo de capital de pouquíssimos sobre muitíssimos, esta característica moldou e, continua moldando, a nossa forma de viver. As "nossas escolhas" são institucionalizadas, ou seja, a grande massa trabalha muito em favor de uma fábula conhecida como meritocracia para suprir e competir pelos restos de recursos que apenas 1% da população mundial deixa para o povo. Enfim, tudo vira marketing para fortalecer o capital. Um exemplo: No Brasil, em 2013, quando houve um movimento nas redes sociais para que a população fosse as ruas reivindicar direitos constitucionais, inclusive eu estava em manifestações pacíficas, para fazer valer o direito de opinião, pois bem, logo em seguida uma loja grande estava vendendo camisas com símbolos rippe, associando o movimento das ruas ao movimento rippe de livre pensamento e manifestação. Afinal, até a ideologia vira comércio. No final das contas o movimento começou bem, mas no final virou uma manipulação de  massas. A questão não é ser socialista, capitalista, comunista ou anarquista, pois todos os modelos econômicos podem ser usados contra o próprio povo, pois os seres humanos tem problemas de se relacionar com o poder.
Enfim, sou do povo, com grandes dificuldades de resolver coisas de mero mortal, com pouco espaço de tempo para produzir conhecimento, sendo assim, a minha liberdade de pensamento só vai até a página dois. Visão pessimista? Não, considero realista, apesar que tenho que tomar cuidado com pensamentos absolutos, pois vivo em um mundo líquido, em que tudo é relativista, menos o dinheiro (risos).
Continuo a desbravar para dimunuir a alienação, quem sabe um dia chegarei a utopia do pensamento livre.

Comentários

Postagens mais visitadas