O que Deus fazia antes de fazer?

Eu, como cristão desigrejado e pecador, sempre gostei de pensar sobre coisas que não tem relevância nos cultos religiosos.
Dentre as minhas inquietações, surgiam perguntas sobre a origem e a evolução de Deus. Para os pensadores em religião, perguntar sobre o que Deus fazia antes de criar os anjos, o multiverso, a terra, os seres vivos e, principalmente, o ser humano, é pensar no nada sobre o vazio, pois é um tipo de questionamento que leva a respostas subjetivas, sem uma verdade pautada nos ensinos normais da tradição religiosa, enfim, uma heresia. Concordo! No contexto de valores religiosos, precisamos de ideias fixas e fiéis aos escritos bíblicos, entretanto, a norma culta de valores e tradições dos homens sobre Deus, engessa a mente daqueles que querem compreender melhor o mundo sobrenatural.
O que Deus fazia antes de fazer? Conforme escrevi no parágrafo anterior, a minha tese será subjetiva, sem preocupação com a hermenêutica bíblica tradicional. Para começar, um trecho bastante interessante sobre a narrativa do encontro entre Moisés e Deus: "Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? Disse Deus a Moisés: Eu Sou O QUE SOU. Disse mais: Assim dirá aos filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vós outros. (Êxodo 3:13-14). Nota-se o questionamento de Moisés a Deus para que Ele se revele, sem deixar dúvidas, o Divino responde enfaticamente: "Eu Sou O QUE SOU". Isso significa que o Todo Poderoso conhece a Si mesmo, sabe a profundidade de Seu próprio significado, compreende a extensão de Seu poder. Entende-se como Algo capaz de superar o impossível. Expressa-se como Alguém que conhece o mais âmago de Seu próprio Ser. E mais, Alguém que conhece todas as potencialidades de Sua criação. Acredito que para Deus chegar a esse nível de profundidade, teve que Se encontrar e Se compreender em uma eternidade antes da criação. Lembrando que o tempo divino, kairós, é diferente do tempo natural, chronos. Talvez Deus, em sua evolução para um Ser Supremo e Eterno, passou por inquietações, crises existenciais, mas teve tempo suficiente para Se definir.  Assim concluo parte da resposta sobre o que Ele fazia antes de fazer. A outra parte da resposta está na criação. Acredito em um planejamento inteligente das coisas que existem. Arquitetar  anjos, multiverso, matéria, massa, energia, vida, entre tantas coisas, precisa de gestão mental que pensa em todas as variáveis, gerando diversidade de fenômenos naturais e sobrenaturais  possíveis visando o ápice, ou seja, vida pulsante.
Em minha tese, busco uma intimidade maior com Deus, mas conforme escrevi anteriormente, é algo pessoal, que está descompromissado com provas empíricas ou teológicas.
Embutido no mesmo nicho, deixo também algumas reflexões sobre nossa participação no conhecimento de nós mesmos, já que estamos na consequência da definição do Divino pelo próprio Divino. Pensando nisso, algum ser humano, em seu tempo finito, se definiu integralmente? Você é alguma coisa? Acredito que cada ser humano está em um estágio de definição, ou seja, nós estamos e não somos. O nosso chronos é muito limitado para se chegar ao que é. E se a eternidade nos encontrar?

Comentários

Postagens mais visitadas